domingo, 1 de julho de 2012

A divina Ísis (em inglês Isisa speaker1044 Mitologia no Supermercado: a família barra pesada da deusa egípcia Ísis) casou-se com o irmão OsírisSeth (ou Set), o outro irmão, se transformou no principal inimigo do casal porque invejava o fato de Osíris governar o Egito. Segundo o mito, Osíris foi traído, morto e esquartejado por Seth, divindade associada à essência do mal. Fonte: Webster Dictionary

Ísis, desesperada, conseguiu reunir todos os membros do irmão-marido, com exceção do genital masculino, trocado por um órgão de ouro. Ela ressuscitou Osíris graças aos seus dotes mágicos e ao seu poder da cura. Depois eles conceberam Hórus, que foi à revanche matando o tio Seth.



Deuses Hórus, Osíris, Ísis e Seth

Em documentos históricos, Osíris (juiz dos mortos) é representado por um homem mumificado com uma barba postiça, com braços que emergem do corpo cruzados sob o peito. As suas mãos seguram o cajado hekat e o açoite nekhakha. Na cabeça, Osíris usa a coroa atef(coroa branca com duas plumas de avestruz). Ísis, por sua vez, foi originalmente retratada como uma mulher com um vestido longo e coroada com o hieróglifo que significava “trono”. Após ter assimilado muitos dos papéis da deusa Hathor, a cobertura de cabeça de Ísis passa a ser a de Hathor: os cornos de uma vaca, com o disco solar inscrito entre eles.
Como Seth é representado por vários animais tais como cachorro, crocodilo, porco, asno e escorpião, ele tem aparência orelhuda e nariguda (provavelmente a soma de muitos animais). Já Hórus (deus do céu) é representado com corpo de homem e cabeça de falcão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário